kung fu

KUNG FU

Kung Fu é o termo utilizado no ocidente para designar as artes marciais chinesas. A origem do Kung Fu é remota e está longe de ser determinada. Muitas são as lendas que descrevem o nascimento desta arte milenar, mas alguns documentos iconográficos apontam para a existência de artes de luta estruturadas desde há 5 mil anos.
Na China estão catalogados mais de 300 estilos de artes marciais, que se agrupam em duas grandes escolas, a escola externa com os seus estilos duros, onde se enquadra Kung Fu Shaolin Chuan e a escola interna com os seus estilos suaves, nos quais encontramos o Tai Chi Chuan, Pa Kua Chang ou Xing Yi. Alguns estilos procuram reproduzir os movimentos de animais, aproveitando a sua eficácia, outros inspiram-se nas correntes filosóficas chinesas e outros ainda focam-se no controlo da energia interna o Qi. O contexto geográfico ao longo da China, também determina os estilos das artes marciais desenvolvidas, onde o território é plano, as posições são mais baixas e o trabalho desenvolvido é focado na força, os territórios onde o relevo é sinuoso, originam posições mais altas e os movimentos ganham velocidade e agilidade.
O estilo Shaolin Chuan é geralmente rápido e explosivo, focando a agilidade e a velocidade. As suas técnicas reproduzem os movimentos de animais, como serpente, águia, louva-a-deus, entre outros.
A escola Folha de Bambu tem um programa baseado no ensino do Mestre Wu Xuan. Onde o desenvolvimento do Kung Fu tradicional Shaolin, arte externa, é complementado com o treino de artes internas, promovendo assim, o equilíbrio em cada praticante.


Sem comentários:

Enviar um comentário